logo

POLÍTICA

Mato Grosso poderá ter 10 deputados federais e 30 estaduais a partir de 2027

O crescimento populacional leva à ampliação da representação política no Congresso e nas Assembleias Legislativas.


Por Redação

img

Reprodução

A bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados, hoje com oito parlamentares, poderá passar a ter 10 deputados federais e, consequentemente, 30 deputados estaduais a partir da legislatura de 2027.


Essa mudança ocorre após a Câmara dos Deputados aprovar, na última terça-feira (6), um projeto de lei complementar que aumenta o número de vagas federais de 513 para 531. A proposta foi aprovada por 268 votos a favor e 199 contra, e agora segue para análise do Senado.


A ampliação da bancada é uma resposta ao crescimento populacional registrado no Censo de 2022. A revisão da distribuição das cadeiras foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que, em agosto de 2023, acatou uma ação do governo do Pará. A Corte entendeu que o Congresso estava omisso em atualizar a quantidade de deputados conforme a população, como prevê a Constituição.


O STF deu prazo até 30 de junho para que o Congresso aprove a nova divisão. Caso isso não aconteça, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizar a redistribuição.


Impacto nos estados

A Constituição Federal estabelece que as Assembleias Legislativas devem ter o triplo da representação do estado na Câmara dos Deputados, com uma trava máxima de 36 deputados estaduais. No caso de Mato Grosso, que passará de oito para 10 federais, o número de estaduais também aumenta: de 24 para 30 deputados estaduais.


Com isso, Mato Grosso ganhará mais representatividade no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa, refletindo o crescimento de sua população.


IRREGULARIDADES

TCE identifica indícios de graves falhas em edital e suspende a concessão de hospital

O conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), Guilherme Maluf, determinou a suspensão da concessão do Hospital Regional de Cáceres após identificar indícios de graves irregularidades no Edital de Chamamento da Secretaria de Estado de Saúde (SES), lançado em 14 de maio, que previa a celebração de contrato de gestão com uma Organização Social de Saúde (OSS) para...


VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Das 28 vítimas de feminicídio em MT, apenas 2 tinham medida protetiva contra autor

De acordo com o Ministério Público de Mato Grosso, 85,7% das vítimas não possuiam boletim de ocorrência.


SAÚDE PÚBLICA

Presidente da Câmara atribui ao Governo do Estado a situação caótica da saúde em Araputanga

“O Governo do Estado não faz a obrigação que deveria fazer e sobra pra quem? Sobra para o município, que não dá conta”, declarou o parlamentar, após tentar justificar a situação desumana enfrentada pelos pacientes em transporte de hemodiálise.

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.